Caça ao Tesouro - Plano de Aula
1. Bloco de Conteúdo
Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e História.
2. Objetivo
• Participar de atividades recreativas, assumindo a competição como algo secundário;
• Atuar com agilidade mental diante de situações as mais diversas, desenvolvendo sua capacidade de pensar, inovar e avaliar riscos sem medo de enfrentá-los;
• Unir os conhecimentos teóricos e práticos mediante a aplicação de habilidades técnicas e manuais;
• Conhecer suas possibilidades e limitações aceitando-se com autocrítica;
• Conhecer a história da sua escola;
• Agir em consonância com os valores que o inspiram;
• Enfrentar a vida com alegria e senso de humor;
• Adotar uma conduta assertiva e uma atitude afetuosa em relação aos demais sem inibições nem agressividade;
• Evidenciar que somos diferentes e isso é muito importante, pois cada um tem seu “papel”;
• Aceitar regras;
• Análise e Interpretação de texto;
• Conclusão lógica;
• Explorar o espaço da escola;
• Vivenciar situações problemas;
• Conhecer as utilidades de um mapa;
• Evidenciar a importância dos antepassados;
• Ratificar a seriedade do reduzir, reutilizar e do reciclar.
3. Conteúdos
Problemas matemáticos, problemas de raciocínio, interpretação de texto, explorando o espaço da escola, os três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), mapa, antepassados.
4. Tempo estimado
Cinco aulas. Uma tarde.
5. Material necessário
Papel, canetas e/ou lápis e um baú com guloseimas, um cofre, cartaz com hieróglifos, jornal, barbante, Vários recipientes, água, cartazes e pistas.
6. Desenvolvimento
1ª ETAPA – Explicar para a turma como funciona um caça ao tesouro.
2ª ETAPA – Dividir a Tuma em equipes.
3ª ETAPA – Entregar a primeira pista.
4ª ETAPA – Acompanhar o caça.
Resposta da 1ª pista: em baixo de um relógio que marcará 02h10min terá um cofre com a senha 1, 2 e 3 respectivamente. Dentro do cofre encontraram a segunda pista.
Resposta da 2ª e 3ª pista: Espelho. Com a ajuda do espelho conseguiram ler as palavras que levará ao Armário de troféus.
Resposta da 4ª pista: água/Bebedouro. Quando chegarem ao bebedouro a professora os estará esperando para uma prova/brincadeira (anexo – 1ª Prova).
Resposta da 5ª pista: Hieróglifos – Quando alguém chega por mim tem que passar, muitos me bate para poder entrar (Porta de entrada da escola).
Resposta da 6ª pista: Três Rs. No pátio da escola, a professora explicará os 3Rs depois fará uma brincadeira, onde as crianças terão que separar o lixo (o que pode ser reutilizado, o que pode ser reciclado e o que podemos deixar de comprar para não acumular lixo). Ao final a professora entregará a próxima pista.
Resposta da 7ª pista: Pátio, onde será feita a segunda prova. Para este problema, uma base deverá ser montada com os objetos necessários. Há diversas formas, citarei uma: Jogue a Água do recipiente de 1L no de 6L, depois encha o de 1L com água de 5L, jogue então novamente a água do recipiente de 1L no de 6L. Completando este, receberão a próxima pista.
Resposta da 8ª pista: Antepassados. A professora os questionará, com a intenção de levá-los ao local da escola onde estão registrados os antepassados do colégio (corredor de fotos).
Resposta da 9ª pista: Biblioteca. Onde estará o mapa.
7. Avaliação
Esta avaliação é feita através de muita observação. Através das atividades registramos as dificuldades de cada criança, sejam elas de relacionamento, de entendimento, caráter ou motor, podemos:
Observar o aluno individualmente, seu desenvolvimento nas diversas áreas.
Observar o relacionamento criança-criança (reconhecer e aceitar as possibilidades e limitações do outro).
Observar o senso de equipe dos educando, bem como liderança, disciplina e solidariedade.
Outro fator demonstrativo para a avaliação é o entusiasmo com que os alunos vão percorrendo as diferentes prova. Fica fácil avaliar a atividade quando as crianças têm interesse em participar e participam com empenho. Os próprios alunos vão nos dando a avaliação através de comentários que fazem entre si. Discutirão as melhores formas de vencer cada desafio. Verifica-se o desenvolvimento no trato com as outras crianças do grupo. Com a avaliação, cabe aos professores instigarem os alunos a melhorarem sempre.
Avaliar se o aluno valoriza a pesquisa, conhece e observa a importância da documentação, preservação, acervo e veiculação da própria cultura e das demais em relação aos espaços culturais, ao planejamento urbano, à arquitetura, como bens artísticos e do patrimônio cultural;
Analisar se o aluno sabe identificar e argumentar criticamente sobre seu direito à criação, respeitando os direitos, valores e gostos de outras pessoas da própria cidade e de outras localidades, conhecendo-os e sabendo interpretá-los.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SMOLE, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2001.
OBS.: Algumas pistas estão no linck - Alguns Enigmas
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Muito dinâmico , e uma didática maravilhosa!