contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Caça ao Tesouro - Plano de Aula


1. Bloco de Conteúdo

Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e História.

2. Objetivo

• Participar de atividades recreativas, assumindo a competição como algo secundário;

• Atuar com agilidade mental diante de situações as mais diversas, desenvolvendo sua capacidade de pensar, inovar e avaliar riscos sem medo de enfrentá-los;

• Unir os conhecimentos teóricos e práticos mediante a aplicação de habilidades técnicas e manuais;

• Conhecer suas possibilidades e limitações aceitando-se com autocrítica;

• Conhecer a história da sua escola;

• Agir em consonância com os valores que o inspiram;

• Enfrentar a vida com alegria e senso de humor;

• Adotar uma conduta assertiva e uma atitude afetuosa em relação aos demais sem inibições nem agressividade;

• Evidenciar que somos diferentes e isso é muito importante, pois cada um tem seu “papel”;

• Aceitar regras;

• Análise e Interpretação de texto;

• Conclusão lógica;

• Explorar o espaço da escola;

• Vivenciar situações problemas;

• Conhecer as utilidades de um mapa;

• Evidenciar a importância dos antepassados;

• Ratificar a seriedade do reduzir, reutilizar e do reciclar.

3. Conteúdos

Problemas matemáticos, problemas de raciocínio, interpretação de texto, explorando o espaço da escola, os três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), mapa, antepassados.

4. Tempo estimado

Cinco aulas. Uma tarde.

5. Material necessário

Papel, canetas e/ou lápis e um baú com guloseimas, um cofre, cartaz com hieróglifos, jornal, barbante, Vários recipientes, água, cartazes e pistas.

6. Desenvolvimento

1ª ETAPA – Explicar para a turma como funciona um caça ao tesouro.

2ª ETAPA – Dividir a Tuma em equipes.

3ª ETAPA – Entregar a primeira pista.

4ª ETAPA – Acompanhar o caça.

Resposta da 1ª pista: em baixo de um relógio que marcará 02h10min terá um cofre com a senha 1, 2 e 3 respectivamente. Dentro do cofre encontraram a segunda pista.

Resposta da 2ª e 3ª pista: Espelho. Com a ajuda do espelho conseguiram ler as palavras que levará ao Armário de troféus.

Resposta da 4ª pista: água/Bebedouro. Quando chegarem ao bebedouro a professora os estará esperando para uma prova/brincadeira (anexo – 1ª Prova).

Resposta da 5ª pista: Hieróglifos – Quando alguém chega por mim tem que passar, muitos me bate para poder entrar (Porta de entrada da escola).

Resposta da 6ª pista: Três Rs. No pátio da escola, a professora explicará os 3Rs depois fará uma brincadeira, onde as crianças terão que separar o lixo (o que pode ser reutilizado, o que pode ser reciclado e o que podemos deixar de comprar para não acumular lixo). Ao final a professora entregará a próxima pista.

Resposta da 7ª pista: Pátio, onde será feita a segunda prova. Para este problema, uma base deverá ser montada com os objetos necessários. Há diversas formas, citarei uma: Jogue a Água do recipiente de 1L no de 6L, depois encha o de 1L com água de 5L, jogue então novamente a água do recipiente de 1L no de 6L. Completando este, receberão a próxima pista.

Resposta da 8ª pista: Antepassados. A professora os questionará, com a intenção de levá-los ao local da escola onde estão registrados os antepassados do colégio (corredor de fotos).

Resposta da 9ª pista: Biblioteca. Onde estará o mapa.

7. Avaliação

Esta avaliação é feita através de muita observação. Através das atividades registramos as dificuldades de cada criança, sejam elas de relacionamento, de entendimento, caráter ou motor, podemos:

Observar o aluno individualmente, seu desenvolvimento nas diversas áreas.

Observar o relacionamento criança-criança (reconhecer e aceitar as possibilidades e limitações do outro).

Observar o senso de equipe dos educando, bem como liderança, disciplina e solidariedade.

Outro fator demonstrativo para a avaliação é o entusiasmo com que os alunos vão percorrendo as diferentes prova. Fica fácil avaliar a atividade quando as crianças têm interesse em participar e participam com empenho. Os próprios alunos vão nos dando a avaliação através de comentários que fazem entre si. Discutirão as melhores formas de vencer cada desafio. Verifica-se o desenvolvimento no trato com as outras crianças do grupo. Com a avaliação, cabe aos professores instigarem os alunos a melhorarem sempre.

Avaliar se o aluno valoriza a pesquisa, conhece e observa a importância da documentação, preservação, acervo e veiculação da própria cultura e das demais em relação aos espaços culturais, ao planejamento urbano, à arquitetura, como bens artísticos e do patrimônio cultural;

Analisar se o aluno sabe identificar e argumentar criticamente sobre seu direito à criação, respeitando os direitos, valores e gostos de outras pessoas da própria cidade e de outras localidades, conhecendo-os e sabendo interpretá-los.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SMOLE, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2001.


OBS.: Algumas pistas estão no linck - Alguns Enigmas

1 comentários:

  • Unknown on 29 de mai. de 2016, 08:52:00

    Muito dinâmico , e uma didática maravilhosa!

  • Postar um comentário

    Visualizações